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sábado, 25 de junho de 2011

AlmapBBDO É AGENCY OF THE YEAR PELA TERCEIRA VEZ

A AlmapBBDO venceu novamente a disputa pelo título de Agency of the Year do Festival de Cannes, prêmio que já havia conquistado em 2010 e em 2000. a Wieden + Kennedy Portland foi a segunda colocada e a BBDO Nova York ficou em terceiro lugar.

A regra atual do Agency of the Year considera os pontos somados em sete das treze competições de Cannes: Press, Outdoor, Film, Film Craft, Radio, Cyber e Titanium and Integrated.

Nessas sete áreas, a AlmapBBDO computa 1 Leão de Ouro, 8 de Prata e 4 de Bronze, totalizando 13 Leões. A agência conquistou 1 Leão de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze em Press; 2 Leões de Prata e 1 de Bronze em Outdoor; além de 2 Leões de Prata e 1 de Bronze em Film. A melhor performance da agência brasileira se deu em Press, onde foi a mais premiada do mundo.

No ano passado, quando conquistou o Agency of the Year, a Almap contou com 12 Leões, sendo 1 GP, 1 Ouro e 5 Bronzes em Press; 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes em Outdoor e 1 Bronze em Radio.

Considerando todas as treze áreas do festival, a AlmapBBDO foi a brasileira mais premiada com 1 Ouro, 8 Pratas e 5 Bronzes. Em segundo surge a Ogilvy, com 5 Pratas e 6 Bronzes. Na sequencia, aparecem JWT (1 Ouro, 2 Pratas e 3 Bronzes); Loducca (2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze); DM9DDB (1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze); Moma (1 Prata e 3 Bronzes); Y&R (4 Bronzes); Leo Burnett (1 Prata e 2 Bronzes); Z+ (3 Bronzes); e F/Nazca S&S (1 Prata e 1 Bronze). Ouras 12 agências também foram premiadas (veja aqui a lista completa de prêmios do Brasil).

As regras para o cálculo de pontuação que leva ao Agency of the Year não são tão claras. O Grand Prix de Titanium (não concedido em 2011) vale 12 pontos; os demais Grand Prix, 10 pontos; os Leões de Titanium, também valem 10 pontos; Ouros valem sete; Pratas, cinco; Bronzes, três; e as peças incluídas nos shortlist, um ponto. Mas neste último caso a coisa não é tão simples quanto parece.

O Festival limita ao máximo de 10 pontos de shortlit por agência em cada uma das sete áreas. Além disso, as peças que estão no shortlist mas foram premiadas com Leões e Grand Prix perdem os pontos inicialmente conquistados como finalistas e ficam apenas com a pontuações dos troféus recebidos. Mas, se forem campanhas de três peças, por exemplo, contabilizam os pontos do troféu e mantém os de dois finalistas.

Entretanto, a regra que derrubou a principal concorrente da AlmapBBDO em 2011 foi outra. Com uma performance invejável nas competições de Film, Film Craft e Cyber, a Wieden + Kennedy Portland parecia favorita ao Agency of the Year. Nas sete áreas que contam pontos para o prêmio, a agência norte-americana soma 1 Grand Prix e 17 Leões, sendo 7 Ouros, 5 Pratas e 5 Bronzes. O problema é que se uma campanha conquista diversos prêmios em uma área, só valem os pontos do maior prêmio. No caso da W+K Portland, por exemplo, a agência ganhou 1 Grand Prix e dois Ouros em Cyber com a mesma campanha “Response”, para Old Space, da P&G. Em Film Craft a história se repetiu, a campanha “Borno of Fire”, de Chrysler, conquistou três Ouros e 1 Bronze, mas a W+K Portland só pode computar 7 pontos.

Com a vitória deste ano, o Brasil soma seis conquistas no Agency of the Year. A AlmapBBDO foi a vencedora em 2011, 2010 e 2000. A DM9DDB ganhou em 2009, 1999 e 1998. E a F/Nazca S&S venceu em 2001.

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