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sábado, 10 de julho de 2010

REDES SOCIAIS AUMENTAM INFLUÊNCIA DOS CONSUMIDORES

Quem nunca ouviu a máxima "o cliente sempre tem razão"? Pergunte a dez empresários e, certamente, todos concordarão que fazem tudo pelo cliente, porque ele é a razão de suas empresas existirem, é claro. Você acredita no que eles dizem, contudo?
Para eles, para os consumidores, para os profissionais de marketing, propaganda, jornalismo e direito do consumidor, recomendo o livro "O Cliente é Quem Manda", de Pete Blackshaw [que será lançado no Brasil no dia 19 deste mês].
O autor tem profunda experiência no relacionamento empresa-consumidor, consumidor-empresa. Foi o criador da expressão "Mídia Gerada pelo Consumidor", CGM na sigla em inglês.
Blackshaw alerta os empresários, diretores, gerentes e profissionais em geral para o poder adquirido pelo consumidor que aprendeu a usar as redes sociais e os demais caminhos da internet. Um vídeo de um cliente irritado pelo péssimo atendimento pode obter milhares ou até milhões de exibições. Um rastilho de pólvora para a marca e seus produtos.
Em resumo, poderíamos dizer que, no livro, o autor trata da importância da credibilidade empresarial e de tudo que se relacione a ela. Por exemplo, da importância de que o presidente e os colaboradores da empresa estejam totalmente afinados com os valores da companhia.

INTERAÇÃO
O livro é recheado de exemplos de empresários e executivos que se deram mal por mentir, fechar os olhos para problemas, desrespeitar o consumidor ou demorar a agir em situações críticas. Mais do que apontar erros, contudo, Blackshaw traça um roteiro para que uma empresa entenda o novo cenário da CGM e saiba interagir com o consumidor midiático.
Afinal, uma só pessoa com extensa rede de relacionamentos pode abalar uma empresa, uma marca, um produto ou um serviço. Os brasileiros ainda não contam com a força de seus congêneres norte-americanos, em função de menor renda, limitada expansão da internet via banda larga e falta de conscientização.
Mas não se iludam os que preferem disseminar mentiras e falsas desculpas a reconhecer erros, corrigi-los e ouvir seus clientes: a mídia gerada pelo consumidor já chegou por aqui e vai crescer muito. Mudem já ou sofram as consequências, como mostram os exemplos do livro.


MARIA INÊS DOLCI
COLUNISTA DA FOLHA
O CLIENTE É QUEM MANDA

AUTOR Pete Blackshaw
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 19,90 (190 págs.)

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