PORTFOLIO DE IMPRESSOS. DESIGN E MARCAS

sábado, 4 de dezembro de 2010

MEGAMENTE, IMPERDÍVEL

Estréia hoje nos cinemas brasileiros o longa MEGAMENTE a mais nova franquia daPDI Dreamworks, responsável por grandes sucesso de bilheteria como o Shrek, Madagascar e Kung Fu Panda.

A história onde o vilão vira herói parecia não ir muito longe, ainda mais depois do sucesso de Meu Malvado Favorito da Sony com temática semelhante. Mas, como tudo na animação é imprevisível, Megamente liderou por muitas semanas as bilheterias norte americas e promete fazer sucesso também nas terras tupiniquins.

E nós do Animação S.A. não íamos deixar esse sucesso passar em branco. Por isso conversamos com Lúcia Modesto, supervisora de desenvolvimento dossistemas de animação da Dreamworks que participou desta mega produção. Como vocês podem imaginar Lúcia é mais uma brasileira que se destaca no mercado de animação Internacional. Seu cúrriculo conta com 2 produções no National Film Boad do Canadá (L'Anniversaire e Les Mirroir du Temps). Na Dreamorks ela participou de nada mais nada menos que FORMIGUINHAZ, Shrek, Shrek 2, Madagascar, Shrek Terceiro, Madagascar 2, Shrek the Halls (curta de Natal para TV), Shrek para sempre, Como treinar seu Dragão e é claro, Megamente. Vamos a Entrevista:

Animação S.A: Qual a sua função e na PDI Dreamworks?
Lúcia Modesto: Sou supervisora do grupo de "Character Technical Directors" normalmente conhecidos como "character TDs" ou "riggers". Nós criamos os sistemas de animação e os sistemas de deformação dos personagens. O sistema de animação corresponde a criar um esqueleto com controles em cada junta, de modo que os animadores possam mover e posar os personagens. Os sistemas de deformação reproduzem o comportamento de músculos, pele, roupas e cabelos em função dos movimentos. Por exemplo, no caso de um personagem dobrar o cotovelo, temos de reproduzir o aumento de volume que ocorre no biceps, o calombo criado pelo osso que é exposto quando o braço é dobrado, etc.

S.A.: Como foi que você chegou na PDI Dreamworks?
Lúcia: Eu era parte do grupo de computação gráfica da TV GLOBO, quando ela contratou a PDI (antes de ser adquirida pela Dreamworks) para escrever o seu primeiro software de animação 3D. Durante dois anos dividi o meu tempo entre a PDI e TV GLOBO participando na produção das primeiras vinhetas em CG ( Supercine, Fantástico). Anos depois eu soube que a PDI estava produzindo uma animação em longa metragem (ANTZ- FormiguinhaZ), e resolvi entrar em contato com eles para participar do projeto. Saí da TV GLOBO vim para a PDI e estou aqui até hoje.

S.A: Como é trabalhar lá?
Lúcia: A Dreamworks foi a sexta colocada nas 100 melhores empresas para se trabalhar no EUA. Tenho muita sorte em trabalhar num lugar com excelente ambiente de trabalho, e com pessoas muito criativas e que se dão muito bem entre si. O foco do trabalho para todos é o produto final, o ambiente é de cooperação, não existe um clima competitivo. A empresa nos oferece aulas de desenho, escultura, improvisação teatral e roteiro.Qualquer pessoa pode participar dessas aulas independente da sua especialização ou cargo.

S.A: Para você, qual é o grande destaque de Megamente?
Lúcia: Acho que é o fato do filme ser narrado pelo ponto de vista do vilão ao invés do super herói.

S.A: Como está sendo a receptividade do filme pelo público em geral e qual é a espectativa em relação ao público brasileiro?
Lúcia: No geral, acho que está indo bem. Temos recebido bom "feedback". O Brasil é um dos maiores mercados internacionais da Dreamworks. Esperamos que o público brasileiro goste de vilões e super heróis.

S.A.: Você acha que a técnica (2D, 3D, Stop Motion) influência no sucesso de um filme?
Lúcia:
A técnica utilizada não deveria influenciar o sucesso de um filme. Infelizmente a qualidade de um filme não é o suficiente para garantir o seu sucesso. Os grandes estúdios na sua maioria só tem investido nos filmes 3D, e somente os grandes estúdios tem a máquina de marketing para promover os filmes de modo a se tornarem um sucesso. Mas, apesar do foco dos estúdios ser nos filmes 3D, alguns filmes utilizando outras técnicas fizeram sucesso recentemente (Coraline, Princess and the Frog) .

S.A: Se não é a técnica utilizada, qual aspecto você considera mais importante na produção de uma animação então?
Lúcia: O enredo. Sem uma boa história não se faz um bom filme.

S.A.: Como é pra você trabalhar na área do Cinema de animação?
Lúcia: Eu me sinto privilegiada de poder trabalhar no que eu gosto.Em que outra profissão voce vai a reuniões aonde sérias discussões a respeito de ogros, super heróis, vilões e animais falantes acontecem?

S.A.: Por fim, uma dica: o que você recomenda para aqueles que querem encarar a profissão de Cinema de animação?
Lúcia:
Tente descobrir o que você realmente gosta de fazer num filme de animação . Os grandes estúdios procuram por especialistas ( escritores, roteiristas, modeladores, "riggers", iluminadores, desenhistas, animadores, programadores de software, programadores de efeitos especiais, etc), estúdios menores preferem "generalists" (pessoas que podem realizar o trabalho de vários cargos diferentes). Se voce é um animador, faça várias animações de estilos diferentes (realista, "cartoony", animação facial, etc) , quanto mais você animar em diferentes estilos mais versátil e empregável você se tornará.

Quer saber um pouco mais sobre MegaMente? quer ver onde está sendo exibido? Visite o RioShow

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário