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domingo, 6 de junho de 2010

O IPAD REVOLUCIONA A MÍDIA E A PUBLICIDADE

Com dois meses de existência, a tabuleta iPad, da Apple, deu os primeiros sinais da revolução que essa plataforma de comunicação provocará na imprensa e, sobretudo, no mercado publicitário.
A editora Condé-Nast ("Vanity Fair", "Vogue" e "The New York") botou no ar uma edição da revista "Wired" concebida especialmente para a tabuleta. Simples, criativa e inteligente, estourou. Esperavam vender 5.000 cópias e baixaram 24 mil em apenas 24 horas, tornando-se o maior sucesso da Apple durante um dia, mesmo cobrando US$ 5 pelo exemplar. (A "Wired" vende 82 mil nas bancas e tem 672 mil assinantes). Outras revistas testaram o mercado, mas atolaram por falta de qualidade. Os anúncios interativos da "Wired" são um espetáculo a parte.
A revista "Sports Illustrated" promete sua versão com recursos de vídeo. Por hipótese: a capa traz Kaká matando a bola no peito, o freguês toca a tabuleta, ele dispara e marca.
Noutra ponta do negócio, dois jovens indianos, engenheiros formados por Stanford, trabalharam cinco dias e fizeram um aplicativo que junta vinte canais de informações, à escolha do cliente, cada um com vinte notícias, fotos e textos. Chama-se Pulse, custa US$ 4,99 e conseguiu 15 mil clientes em poucos dias. Os rapazes embolsaram pelo menos US$ 40 mil e, pelo andar da carruagem, o sucesso da marca pode transformá-los em milionários.
Quando a patuleia vê qualidade, paga. Pão dormido, só de graça.
A Apple já vendeu dois milhões de iPads no mundo. Ele custa US$ 500 lá fora e R$ 2 mil no Brasil. É caro, mas pelo menos os cartões de crédito brasileiros já podem entrar na loja iTunes, a partir da qual opera-se o iPad.
Em 2001, quando o iPod foi lançado, custava US$ 400 e guardava mil músicas. Hoje o Nano sai por US$ 150 e guarda 2.000, com direito a vídeos. Pode-se esperar que o iPad caia para uns US$ 250, ou mesmo que algum tipo de tabuleta seja dado de graça pelas empresas na compra de pacotes de assinaturas daquilo que virão a ser novas versões dos jornais e revistas.

ELIO GASPARI - Articulista da Folha de São PAulo

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