PORTFOLIO DE IMPRESSOS. DESIGN E MARCAS

domingo, 28 de março de 2010

SMART PHONES 24H NO AR




Antes da internet móvel, eu ficava em média oito horas por dia conectado. Agora, com o telefone celular, só não estou online enquanto durmo.

Tenho certeza que não acontece só comigo. Sei que o celular modificou o acesso à internet de muitas pessoas.

Diante do movimento gerado pela internet móvel, consigo visualizar dois perfis claros de usuários.

O primeiro, provavelmente pertencente à classe A e B, utiliza, assim como eu, a internet no celular como um complemento: acessa no carro durante o trânsito, esperando reuniões, em casa “durante a novela” etc.

Estamos falando de pessoas do meio corporativo, empresários, pessoas que gostam de tecnologia e que precisam ou querem estar conectados 24h por dia. Muito provavelmente esse cidadão possui um smartphone.

O segundo perfil tem a internet no celular como principal opção de acesso. Este usuário está disposto a navegar em uma interface “ruim”. Quer dizer, ruim para mim, mas para ele significa inclusão digital.

Afinal, há muitas pessoas que só possuem acesso à internet pelo computador em lan house, casas de amigos ou no trabalho. Para elas, o celular é a principal via de acesso, além de ser a única a que podem recorrer a qualquer momento.

Dia desses, ao chegar ao trabalho, pude observar o porteiro do edifício navegando no Orkut pelo celular. O aparelho não era dos melhores e a navegação, idem. Quer dizer… pergunte ao porteiro se ele concorda com a afirmação anterior.

Concordando ou não, a tendência é que essa interface “ruim” passe a fazer parte cada vez menos de nossas vidas. As projeções em relação às vendas de smartphones são bem animadoras, superando inclusive o número de computadores.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário