PORTFOLIO DE IMPRESSOS. DESIGN E MARCAS

quinta-feira, 4 de junho de 2009

IMPERDÍVEL

Estudantes ganham ferramenta para serem descobertos
por grandes empresas e ainda ganharem dinheiro

Criado na Holanda em 2006, o projeto já distribui 300 mil euros em prêmios e dá oportunidade para jovens de todo o País se colocarem na mira das grandes empresas

Chega ao Brasil neste mês uma ferramenta inédita que irá ajudar estudantes e jovens profissionais a se colocarem na mira das maiores empresas do Brasil e ainda disputarem prêmios que chegam a R$ 5 mil. Tudo isso, gratuitamente. Trata-se do Battle of Concepts Brasil (http://www.battleofconcepts.com.br/), um portal interativo de geração de idéias. Por meio dele, empresas e organizações públicas de todos os portes publicam um desafio e então se inicia uma “batalha” pelas melhores soluções, enviadas por jovens talentosos de todo o País. As empresas Philips Walita e Vopak já confirmaram participação nesta primeira etapa de lançamento.

Para as companhias, a vantagem é poder contar com a participação de estudantes e profissionais de até 30 anos para criar um conjunto de soluções criativas e conceitos inovadores que muitas vezes passam desapercebidas pelas equipes e especialistas internos. Além disso, propicia o acesso dessas empresas a profissionais capacitados, que podem vir a fazer parte de seu quadro de colaboradores. Já para os participantes, é a oportunidade de ter seu talento reconhecido pelas maiores empresas do Brasil.

O funcionamento é simples. A empresa que contrata a ferramenta insere no Battle of Concepts uma questão que esteja precisando resolver, seja ela de caráter técnico ou mesmo sugestões para uma nova campanha de marketing, lançamento de produto, questões ambientais etc. Cada desafio levantado é chamado de Batalha e deve trazer todas as orientações, regras e procedimentos necessários para que o participante apresente alguma solução.

Em seguida, estudantes universitários e jovens profissionais de até 30 anos se cadastram gratuitamente no portal e iniciam a disputa. Cada proposta de solução é chamada de Conceito e deverá ser apresentado nos moldes exigidos pela empresa que lançou a questão. Ao enviar o Conceito, o participante concorda que a propriedade jurídica da ideia passa a ser da empresa ou instituição que estimulou a Batalha. “Todas as propostas são enviadas para a empresa geradora do desafio de forma anônima, aumentando as chances de participantes de qualquer universidade ou região do Brasil terem seus talentos reconhecidos e sua solução adotada” reforça o executivo.

Os vencedores são definidos por um comitê interno indicado pela empresa, que analisa as respostas com base nas regras definidas antecipadamente. Os vinte melhores Conceitos são reconhecidos, sendo que os dez primeiros colocados recebem pontos e prêmios em dinheiro, entre R$ 500 e R$ 5.000, e os demais acumulam pontos em um ranking de batalhas que fica disponível no site. Além disso, todos os participantes ganham 25 battle points e têm os seus currículos enviados para a companhia que propôs a Batalha.

O ranking fica exposto na página do Battle of Concepts e, por meio dele, empresas e cadastrados poderão ter acesso a uma versão resumida do Currículo de Batalhas dos participantes. Além da lista com os participantes que mais pontuarão, uma outra relação traz as universidades de origem que tiveram seus estudantes mais vezes entre os vencedores.

Para divulgação das Batalhas foram firmadas parcerias com portais educacionais que, juntos, recebem cerca de 370 mil participantes ao mês. Os anúncios das Batalhas também serão vistos por mais de 35 mil estudantes registrados no site, que receberão e-mail marketing e newsletters com todas as novidades postadas. Também estão previstas ações de divulgação em faculdades e universidades.

Para mais informações, acesse http://www.battleofconcepts.com.br/ .

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário